As quatro duplas portuguesas presentes no Campeonato Mundial de vela 470 falharam a qualificação direta para os Jogos Olímpicos Rio 2016, terminando hoje a participação lusa na competição, em Haifa, Israel.

Nas duas regatas disputadas hoje, a dupla António Matos Rosa e João Matos Rosa ficou em 8.º e 26.º e acabou na 41.ª posição da geral, enquanto Diogo Pereira e Manuel Macedo conquistaram o segundo e quarto posto, e terminando a participação com uma subida de cinco lugares até à 42.ª posição da geral.

Ainda no sector masculino, a dupla João Villas Boas e Miguel Nunes não competiu e acabou a sua participação no 50.º posto da geral, que é liderada pelos australianos Matthew Belcher e Will Ryan, atuais campeões mundiais.

No quadro feminino, as portuguesas Sara Carmo e Matilde Pinheiro ficaram na 40.ª posição da geral, depois de terem sido 24.ª e desqualificadas na segunda regata, que é liderada pelas atuais campeãs mundiais, as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar.

O Campeonato do Mundo de vela 470 vai terminar no sábado, que é quando vão ser disputadas as Regatas das Medalhas em que competem apenas os primeiros 10 classificados da geral e que vão decidir a atribuição dos títulos.

Os velejadores portugueses têm ainda a hipótese de se qualificar para os Jogos Rio2016 se conquistarem a única vaga europeia ainda disponível no Troféu Princesa Sofia, que vai decorrer de 25 de março a 02 de abril de 2016, em Palma de Maiorca, Espanha.

Se Portugal garantir a qualificação, a Federação Portuguesa de Vela vai ter que propor um evento, nacional ou internacional, onde as duplas portuguesas terão que competir entre si para ganhar o 'bilhete' para o Rio de Janeiro.