O governo brasileiro chegou a acordo com a União Europeia para a emissão das licenças sanitárias necessárias para a realização das provas hípicas dos Jogos Olímpicos de 2016, revelaram hoje fontes oficiais citadas pela agência EFE.

O acordo invalida a possibilidade de as provas equestres serem transferidas para outro país, uma hipótese que tinha sido sugerida pela Federação Equestre Internacional, segundo revelou Marcelo Pedroso, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, ao jornal O Globo.

A federação internacional tinha ameaçado trasladar para outro país a competição equestre, devido aos supostos atrasos do Brasil na aprovação dos protocolos sanitários necessários para autorizar a entrada de cavalos no país.

Os protocolos sanitários são acordos bilaterais que estabelecem as regras e condições para o transporte internacional dos cavalos, incluindo os prazos que quarentena.

As novas normas serão publicadas na próxima semana num decreto elaborado pelo Ministério da Agricultura, de acordo com Pedroso.

Quando surgiu a polémica, no início do outubro, o Ministério da Agricultura informou que o prazo oficial para a emissão de documentos, protocolos e certificados termina 120 dias antes do início do Rio2016, que arranca a 05 de agosto de 2016.