O atleta de taekwondo Rui Bragança terminou este domingo a sua participação no Torneio do México, último da época, e tornou oficial o seu apuramento olímpico. A verdade é que esse apuramento já estava garantido, tudo dependia das contas do ranking olímpico da sua categoria.

Ora após o torneio de Manchester no passado dia 18 de outubro, já Rui Bragança, como confessou ao SAPO Desporto, se entregava a fazer as complicadas contas do ranking olímpico da categoria de -58kg. Sabia que se na atualização de novembro desta hierarquia continuasse entre os seis primeiros e com pontos suficientes para daí não sair, garantia desde já a tão esperada qualificação olímpica.

“Já tinha feito as contas e achava que era possível estar apurado, fiz as contas umas dez vezes. Ainda custava a acreditar que era mesmo verdade”, e por isso não quis confiar a cem por cento na sua matemática. Precisava de ver tudo de forma oficial quando o mês de novembro chegasse e com ele o ranking oficial. Dias depois, lá estava. Rui Bragança era o nome que surgia no terceiro lugar, e com os pontos suficientes para que o sonho fosse bem real.

“Foi uma felicidade extrema. Podia dizer à minha família que valeu a pena toda a ajuda que me deram, dizer-lhes que já podiam comprar o bilhete para o Rio. É algo de muito bom mesmo”, disse ao SAPO Desporto.

Quatro anos a lutar por isto, a combater contra um adversário muito maior do aqueles que enfrenta no tatami: um dia sempre com horas insuficientes para estudar medicina, treinar diariamente e ainda participar nas competições que se realizavam um pouco por todo o mundo.

“Isto é como tirar um peso de cima. É o sentimento de missão cumprida, todos os sacrifícios que fiz, realmente, valeram a pena”, confessa.

E como será estar no Rio de Janeiro em 2016? “Vai ser algo único, é nos Jogos Olímpicos que está a nata do desporto, o top dos tops. Todas aquelas pessoas que vemos na televisão ou que já ouvimos falar estão lá. Estar no meio deles vai ser uma experiência espetacular”.

Pedro Póvoa ajudou o Taekwondo a crescer em Portugal com a sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). Agora, é a vez de Rui Bragança voltar a levar a modalidade ao olimpo, mas não quer ir sozinho.

“Quando o Pedro Póvoa participou nos Jogos Olímpicos, as pessoas começaram a conhecer minimamente o taekwondo. Agora, com os Jogos Europeus mais uma vez o taekwondo veio ao de cima nas notícias. Espero que com esta ida aos Jogos traga ainda mais visibilidade e que possa ser reconhecido a nível nacional. E que isto sirva de motivação para os meus colegas que vão tentar a qualificação olímpica no Europeu. Da outra vez tivemos apenas o Pedro, esperemos agora que possamos ter dois ou três atletas”, concluiu.

O atleta decidiu apenas este domingo tornar oficial o seu apuramento, após o torneio do México que encerrou a sua temporada. O ranking olímpico de dezembro do taekwondo sai no dia 13 de dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.