O atleta português de taekwondo anunciou este domingo que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na categoria de -58kgs , após terminar este sábado o torneio do México, o último da época, no quarto lugar.

As contas estavam feitas há dois meses, até porque o vimaranense já tinha garantido após o torneio de Manchester, no passado dia 18 de outubro, os pontos suficientes para garantir que não saíria dos seis primeiros do ranking até ao final do ano, o que lhe dava o passaporte para o Rio de Janeiro. Porém, só agora com o encerrar da época e com o anúncio do ranking de dezembro, a Federação Internacional de Taekwondo revela os apurados nas respetivas categorias.

Através da sua conta oficial no Facebook, o atleta de taekwondo deu conta da sua alegria.

“Conseguimos! Já estamos oficialmente no Rio de Janeiro!”, escreveu o atleta de Guimarães, após garantir um dos seis primeiros lugares do ‘ranking’ mundial, que será oficializado a 13 de dezembro.

Numa prova que juntava os oito primeiros do ‘ranking’ mundial, Rui Bragança venceu o sul-coreano Tae-Moon Chan, por 3-2, perdendo depois com o também sul-coreano Tae-Hun Kim, por 4-2, antes de ser derrotado pelo mexicano César Rodríguez, por ponto de ouro, na atribuição da medalha de bronze.

“Apesar das duas derrotas de hoje, o que importa mesmo é o bilhete para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que já está mais do que garantido”, escreveu Rui Bragança.

O vimaranense lembrou que, “desde agosto de 2014, foram 28 competições, sem férias, com muitos sacrifícios, lesões, muitas horas de treino, de viagem”, mas que “é um prazer enorme ver que todo esse trabalho foi recompensado”.

Com a estreia de Rui Bragança, Portugal já garantiu a presença de 32 atletas no Rio2016. João Rodrigues (RS:X) assegurou a terceira vaga na vela, depois do 49er (dois velejadores) e do Laser.

No tiro, João Costa conseguiu quota para Portugal em duas provas, na canoagem são seis os apurados, na natação dois atletas (Diogo Carvalho e Alexis Santos) têm mínimos e a equipa de futebol levará 18 elementos ao Brasil.

A estes apurados poderão juntar-se mais de uma dezena de elementos do atletismo, que já têm os mínimos definidos pelo Comité Olímpico Internacional, mas que ainda não foram confirmados pela Federação Portuguesa de Atletismo, que irá definir os critérios de qualificação.