O ministro do Desporto brasileiro, George Hilton, deverá deixar o cargo, após ter trocado de partido para se manter no Governo, avançou esta quarta-feira o chefe do Gabinete Pessoal da Presidente Dilma Rousseff, Jaques Wagner.

Citado pelo 'site' do jornal Valor Económico, o mesmo responsável adiantou que Hilton deve ser substituído pelo secretário nacional do Desporto de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

George Hilton anunciou, na sexta-feira à noite, que trocou o Partido Republicano Brasileiro (PRB) - que decidiu abandonar a coligação governamental -, pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), para se manter à frente do ministério.

"É uma coisa de não querer comprar a briga. Como o George entrou em rota de colisão [com o PRB] e o ministério faz parte de um acordo político com o PRB, mantê-lo [Hilton] seria comprar briga frontal [com o PRB]. Preferimos não ter uma saída política e colocar alguém que mesmo filiado [ao PCdo B] é uma saída mais técnica", justificou Jaques Wagner.

Segundo o mesmo responsável, Ricardo Leyser é a pessoa que mais acompanhou o processo dos Jogos Olímpicos, que vai realizar-se no Rio de Janeiro a partir de 05 de agosto.

Também esta quarta-feira, o presidente da Comissão Nacional de Atletas, ligada ao Conselho Nacional do Desporto, Lars Grael, disse ao jornal Folha de São Paulo que George Hilton lhe comunicou que deixará a liderança da tutela.

"Ele [Hilton] ligou-me ontem à noite para me contar. Fico triste porque, mais uma vez, há descontinuidade", concluiu.