A pouco mais de cinco meses dos Jogos Olímpicos Rio2016, o Brasil enfrenta outro problema de saúde pública além do vírus Zika, um surto de gripe suína, causado pelo vírus H1N1.

Segundo as autoridades de saúde do país, que vai acolher os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em agosto e setembro, o surto do tipo A do vírus H1N1 já matou 46 pessoas nos dois últimos meses, um valor 10 vezes superior ao registado durante todo o ano de 2015. O ministério da Saúde adianta que até 19 de março foram registados 305 casos, enquanto durante todo o ano de 2015 foram diagnosticados 141.

No Rio de Janeiro, onde decorrerão os Jogos, foi registada uma vítima mortal, sendo a zona de São Paulo a mais afetada, com um total de 38 mortos registados.

No Brasil, o vírus H1N1 surge sobretudo entre maio e julho, quando as temperaturas são mais baixas, mas este ano começou a manifestar-se mais cedo, em fevereiro.

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de pandemia devido a um surto de H1N1, que causou cerca de 18.500 vítimas mortais em 241 países.

Desde o final de 2015, o Brasil também tem sido afetado pelo vírus Zika, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.