A queniana Gladys Cherono confirmou esta quarta-feira que falha, por lesão na anca, a Maratona de Londres e respetivo apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio2016.

Mais habituada à prova de meia-maratona, na qual se sagrou campeã do mundo em 2014, em Copenhaga, Cherono tem vindo a apostar na maior distância das provas olímpicas de resistência, mas, ficando fora da maratona de Londres, está arredada da forte equipa queniana que irá aos Jogos Olímpicos de Verão.

"Estou muito desapontada porque estava ansiosa para a maratona de Londres. Estava preparada não só para competir, mas procurar também um lugar na seleção do Quénia para os Jogos", disse à agência AFP a atleta, de 32 anos, primeira a vencer no mesmo ano as provas de 5.000 e 10.000 metros nos campeonatos africanos.

A corredora lesionou-se na anca em treino no Quénia e tinha já ficado impedida de procurar revalidar o título mundial na meia-maratona, no mês de março, em Cardiff, País de Gales.

Cherono venceu em setembro a Maratona de Berlim, com o melhor registo da carreira, 2:19.25 horas, a quatro minutos do recorde mundial da britânica Paula Radcliffe.

Tradicionalmente uma das nações mais fortes na maratona, o Quénia deve anunciar a lista de competidoras para o Rio2016 depois da prova de Londres, na qual marcarão presença Mary Keitany, Priscah Jeptoo e Tigist Tufa, que já venceram a Maratona de Londres, além da recordista da meia-maratona, Florence Kiplagat.