Portugal conseguiu uma vaga nas provas de equitação dos Jogos Paralímpicos Rio2016, aumentando para sete o número de modalidades que contarão com a presença de atletas lusos na competição, que decorre de 7 a 18 de setembro.

De acordo com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), o apuramento foi conseguido através de uma realocação pedida pelo organismo, em representação da Federação Equestre Portuguesa ao Comité Paralímpico Internacional.

A vaga vai ser ocupada pela cavaleira Ana Mota Veiga, que assim se estreará em competições paralímpicas.

Em declarações ao CPP, Ana Mota Veiga referiu que estar presente em Jogos Paralímpicos “é o grande sonho da vida de qualquer atleta, um projeto de vida, para pelo menos quatro anos, que envolve muita força de vontade e sacrifício”, acrescentando: “Eu e o meu cavalo Convicto LV comprometemo-nos a dar o nosso melhor, continuar a treinar arduamente, e agora com muito mais afinco”.

Rui Oliveira, chefe da missão portuguesa aos Jogos Paralímpicos Rio2016, considerou que a qualificação de mais uma modalidade “é uma imensa felicidade por saber que o trabalho realizado e o esforço têm vindo a ser compensados”.

Com a entrada da equitação - que se junta ao atletismo, ao boccia, ao ciclismo, ao judo, à natação, e ao tiro - são agora sete as modalidades paralímpicas no Rio 2016.

O número de modalidades pode ainda aumentar, caso Portugal consiga apurar-se no remo, no campeonato do Mundo a realizar em maio.

Nos Jogos Paralímpicos Londres2012, Portugal esteve representado em cinco modalidades e quatro anos antes, em Pequim, os atletas lusos participaram em sete modalidades.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.