O Presidente da República aceitou hoje o convite do Comité Olímpico de Portugal (COP) para estar presente junto da comitiva nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, durante uma receção no Palácio de Belém.

“Viemos convidar o senhor Presidente a estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, convite que aceitou, o que alegra muito a missão olímpica nacional”, disse o presidente do COP à saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa.

José Manuel Constantino, que se fez acompanhar de Rosa Mota, vice-presidente do COP, de José Garcia, chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio2016, e de José Manuel Araújo, secretário-geral da entidade, contou que apresentou o quadro geral do que tem sido a preparação portuguesa e a situação em que se encontra a Missão Olímpica.

“Partilhei também algumas das preocupações que temos, designadamente um dos pontos da nossa agenda de trabalho, que é a possibilidade de o português ser incluído como língua de trabalho do Comité Olímpico Internacional. Dei conta das diligências que temos feito e solicitei também algum empenho, alguma mobilização neste esforço que estamos a fazer, no sentido de aproveitar a circunstância dos Jogos serem num país que fala português para que a língua portuguesa possa vir a ser consagrada como língua de trabalho do COI”, revelou.

O presidente do COP salientou que, na conversa com o Presidente da República, não se falou de medalhas.

“Falámos daquilo que é o objetivo desportivo, que é uma participação meritória e, seguramente, se não forem os melhores, que pelo menos mostrem o melhor que são”, concluiu.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro decorrem entre 05 e 21 de agosto, com Portugal a ter já 56 lugares assegurados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.