Os preparativos para os Jogos Olímpicos Rio2016 estão a decorrer dentro dos prazos, “apesar do contexto político e económico complicado” que o Brasil atravessa, garantiu a presidente da comissão de coordenação do Comité Olímpico Internacional (COI).

“O COI é uma instituição apolítica. Avançamos naturalmente com os trabalhos, apesar do contexto político e económico complicado, mas isso não tem tido impacto nos trabalhos, estamos dentro dos prazos”, afirmou na quarta-feira a marroquina Nawal El Moutawakel, em conferência de imprensa.

A responsável do COI explicou que o organismo aguarda agora por domingo, dia no qual a Câmara dos Deputados vota o pedido de 'impeachment' [impugnação] do mandato da presidente do Brasil.

Segundo um relatório da Câmara dos Deputados do Brasil, Dilma Rousseff é acusada de crimes de responsabilidade, estando em causa as chamadas "pedaladas fiscais", atos ilegais resultantes da autorização de adiantamentos de verbas de bancos para os cofres do Governo para melhorar o resultado das contas públicas.

Nawal El Moutawakel garantiu ainda que os cortes orçamentais previstos pela organização, que se refletem num menor recrutamento de voluntários, “não causa qualquer preocupação”.

O Brasil acolhe os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto e será palco dos Jogos Paralímpicos entre 07 e 18 de setembro.