Filipa Martins apurou-se este domingo para a competição individual femininba de ginástica artística dos Jogos Olímpicos Rio2016, durante o evento teste realizado no Rio de Janeiro, e ampliou para 61 o número de portugueses qualificados.

Sábado, Gustavo Simões tinha sido o primeiro ginasta luso a assegurar presença no Rio, sendo que o evento teste Aquece Rio prossegue até terça-feira, com a qualificação de trampolins, com Diogo Ganchinho, Ana Rente e Diogo Abreu.

A qualificação de Gustavo Simões e Filipa Martins acontece poucos dias após Marcos Freitas e Tiago Apolónia, em masculinos, e Fu Yu, em femininos, terem garantido vagas nos torneios de singulares de ténis de mesa, aguardando-se por um terceiro jogador para completar a equipa masculina, que se apurará pelo ‘ranking’ de países. A federação lusa terá de optar entre João Monteiro (31.º) e João Geraldo (75.º).

Portugal tem para já 61 atletas confirmados no Rio2016, 18 dos quais no torneio de futebol, número idêntico aos assegurados no atletismo, com Marta Onofre, no salto com vara, e Irina Rodrigues, no lançamento do disco, a serem as últimas a garantirem o apuramento.

Também Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha), João Vieira (20 km marcha e 50 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100 m) e Daniela Cardoso (20 km marcha) têm mínimos.

Embora sejam 21 os atletas com mínimos, apenas 18 estarão no Rio2016, já que existem cinco atletas com mínimos na prova de 20 km marcha e outras quatro na maratona, disciplinas cuja quota por nação é limitada a três presenças.

Também a cavaleira Luciana Diniz garantiu uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos, para aqueles que serão os seus terceiros Jogos Olímpicos, depois de ter estado em Atenas2004 pelo Brasil e em Londres2012 por Portugal.

A missão lusa tem também asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, e no tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa.

Na canoagem, Portugal também já assegurou seis vagas, enquanto Alexis Santos e Diogo Carvalho são os únicos portugueses, para já, com mínimos na natação, ambos nos 200 metros estilos.

O ciclismo de estrada português garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos Rio2016 e terá mais um atleta do que em 2012, sendo que um destes quatro atletas participará também no contrarrelógio.

Na vela, a frota portuguesa será composta por Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.