O ministro do Desporto cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, garantiu hoje que o Governo vai criar todas as condições para garantir uma "participação digna" dos atletas do país nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

O governante apelou ainda às empresas e à sociedade civil, no país e na diáspora, a apoiar os atletas apurados para a maior competição desportiva mundial.

O ministro falava durante um encontro entre atletas, dirigentes e treinadores tento em conta a preparação de Cabo Verde para os Jogos Olímpicos, que acontecem no mês de agosto no Rio de Janeiro, Brasil.

Cabo Verde já tem garantida a participação de seis atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Nos Jogos Olímpicos terá Maria Andrade (taekwondo) Davilson Morais (boxe) Elyane Boal (ginástica) e Jordin Andrade (400 metros barreiras). Nos Paraolímpicos, Márcio Fernandes (dardo) e Gracelino Barbosa (400 metros barreiras).

Segundo o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), que tem ainda a expectativa de poder ter mais dois atletas apurados, esta já é a maior participação de sempre do país em Jogos Olímpicos. "Já chegámos até aqui e, a partir de agora, só o céu é o limite. E para chegarmos cada vez mais longe, temos que ter todas as bases possíveis e o Governo irá fazer todo o esforço possível para permitir uma boa participação dos atletas nos Jogos Olímpicos", garantiu Elísio Freire.

O ministro disse que o Governo vai entrar "imediatamente" em conversações com os comités Olímpico e Paralímpico internacionais e com as federações desportivas no sentido de ver onde poderá contribuir e apoiar. "E a partir daí criar os mecanismos específicos para que as empresas e a sociedade possam também apoiar os nossos atletas. É um feito importante Cabo Verde ter seis atletas nos Jogos Olímpicos e apelamos a todos para contribuírem para fazer com que o nosso país se afirme cada vez mais a nível internacional", pediu o governante.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) ainda não precisou o orçamento da comitiva do país para os Jogos e ainda não está definido o total de atletas, pelo que Fernando Elísio Freire assegurou que só depois disso o Governo irá anunciar o seu apoio.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, avançou que a autarquia irá apoiar com 600.000 escudos (5.441 euros), mas pediu também mais apoio da sociedade civil, das empresas e da banca cabo-verdiana.