O Laboratório Brasileiro de Controlo de Doping (LBCD), considerado um dos principais legados dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi hoje inaugurado naquela cidade brasileira.

As instalações funcionarão 24 horas por dia e sete dias por semana durante os certames olímpico e paralímpico, de modo a analisar cerca de 5.000 amostras de urina e sangue.

O laboratório, certificado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), prosseguirá a sua operação após os Jogos para atender as exigências das diferentes federações desportivas e já firmou um acordo para examinar os futebolistas do próximo campeonato brasileiro.

Para os Jogos Olímpicos, os ministérios da Educação e Desporto investiram 151,3 milhões de reais (37,8 milhões de euros) na construção do edifício que acolhe o Laboratório de Apoio ao desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição que integra o LBCD.

O secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controlo de Doping, Marco Aurélio Klein, destacou a “absoluta confiança” no laboratório expressa pelos comités olímpicos e paralímpicos e pela AMA.