Portugal vai estar representado por quatro canoístas nos Europeus de slalom, de sexta-feira a domingo em Liptovki Milukas, Eslováquia, onde têm a derradeira oportunidade de apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016.

O técnico nacional Pere Guerrero lidera uma equipa composta por Ivan Silva (ABC), Damien Launay (Darque KC) e Antoine Launay (Darque KC) em K1, enquanto José Carvalho (ADA) compete em C1.

Depois de ter falhado o objetivo de apuramento olímpico nos Mundiais de 2015, Portugal, que já qualificou seis atletas na pista, e que na próxima semana pode apurar mais três nesta especialidade, tem agora nova oportunidade de voltar aos Jogos Olímpicos na vertente de slalom, águas bravas.

José Carvalho ficou a 0,03 segundos da qualificação olímpica nos Mundiais, o que o colocou na primeira posição dos não qualificados para o Rio 2016: a possível libertação de quotas de países já apurados – o mesmo atleta fazer C1 e C2 – garante-lhe o êxito.

Para todos, o apuramento apenas é possível com a primeira posição entre um conjunto de países não apurados, variando as nações entre as competições K1 e C1.