O processo de ‘impeachment’ da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não é incompatível com o sucesso organizativo dos Jogos Olímpicos Rio2016, defendeu hoje o presidente do comité organizador.

“Continuamos normalmente com o nosso trabalho e estaremos a trabalhar com os que estão à frente dos órgãos responsáveis de cada área”, disse Carlos Arthur Nuzman, acrescentando que fará os “contactos necessários” sempre que desejável.

Desde esta manhã que Rousseff, suspeita de irregularidades orçamentais, com despesas não autorizadas, ficou afastada de funções, com o país a ser dirigido a partir de agora pelo vice-presidente do governo, Michel Temer, entretanto presidente interino da nação.

Presumivelmente, o julgamento do caso do ‘impeachment’ de Dilma Rousseff deve durar o máximo de 180 dias, o que a manterá afastada da primeira linha política dos primeiros Jogos Olímpicos na América Latina.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça, mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos naquele órgão.