Os atletas do Quénia podem ser impedidos de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016 em virtude da legislação local ainda não estar conforme as regras internacionais quanto ao doping.

“A Agência Mundial Antidoping (AMA) decidiu hoje que o Quénia não está conforme o código antidoping da agência, colocando em causa a participação dos seus atletas nos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, refere a entidade, em reunião em Montreal, Canadá.

Em causa está a legislação do país africano que “não está em conformidade com o código”, justificou René Bouchard, presidente da comissão de verificação da conformidade de processos da AMA, ao conselho da entidade.

Em reunião da AMA, presidida por Craig Reedie, a recomendação foi aprovada por unanimidade e com efeito imediato, pelo que esta decisão coloca em causa a participação dos quenianos no Brasil, de 05 a 21 de agosto.

A nova legislação do Quénia sobre a utilização de produtos dopantes, reivindicada pela AMA e adotada no país, após vários adiamentos, no final de abril, não satisfaz as expectativas da agência, justifica René Bouchard.

“A AMA não pode ignorar que a legislação não está em conformidade com o código” antidoping, justificou Bouchard.

A legislação aprovada não é suficiente para remover as dúvidas da AMA quanto à capacidade das autoridades quenianas e atletas de respeitar as regras éticas em matéria de doping.

O presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, aprovou uma nova lei antidoping a 22 de abril, a qual esperava merecer a aprovação da AMA, o que não se verificou.