Os responsáveis da canoagem portuguesa têm noção de que "é muito difícil" superar o recorde de sete atletas em Jogos Olímpicos, mas acreditam que quarta e quinta-feira, na Alemanha, se vai "igualar ou superar" essa marca de Barcelona1992.

"Somos realistas e temos a perfeita noção de que é muito difícil, até pelo reduzido número de vagas ainda em disputa, com apenas duas para o K1 200 e uma para o K2 500. Ainda assim, sabemos do valor das nossas canoístas e da qualidade do trabalho de Ryszard Hoppe", disse à Lusa o vice-presidente e diretor-técnico nacional, Ricardo Machado, a propósito da última prova de qualificação europeia, que se realiza em Duisburgo.

Para já, Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, David Fernandes, Hélder Silva e Teresa Portela constituem os seis membros da comitiva da canoagem com presença garantida nos Jogos Olímpicos Rio20126, no Brasil.

Esta semana, na prova de qualificação, Francisca Laia, de 21 anos, vai tentar assegurar uma das duas derradeiras vagas em disputa em K1 200, tendo como principais adversárias atletas de Suécia, Áustria, Roménia, Alemanha e Inglaterra.

As olímpicas Helena Rodrigues, de 31 anos, e Beatriz Gomes, de 36, que competiram em Pequim2008 e Londres2012, têm desafio mais complicado, pois apenas um K2 500 chegará ao Rio2016: Áustria, Bielorrússia, República Checa, Inglaterra, Espanha e Ucrânia são países com canoístas tradicionalmente difíceis de bater. "Não esqueço que o ano passado o K4, que integrava ainda Joana Vasconcelos [e Teresa Portela], ficou a apenas 18 milésimos do apuramento. Este trio que agora vai lutar pelo sonho olímpico já demonstrou potencial, valor e capacidade de superação. Que esta semana estejam ao seu melhor nível", desejou Ricardo Machado.

A semana passada, um quarteto falhou o apuramento no slalom, a outra especialidade olímpica da canoagem na qual, ainda assim, Portugal deve estar representado: José Carvalho (C1) foi o primeiro a ficar de fora do Rio2016, a três centésimos de segundo do apuramento no Mundial de 2015, pelo que a libertação de uma vaga da Inglaterra (o mesmo atleta faz C1 e C2) beneficia o português.

"As regras são bem claras, mas nem sempre são cumpridas. Estaremos atentos na defesa dos interesses portugueses e da verdade desportiva", vincou o dirigente.

A canoagem foi a única modalidade portuguesa a conquistar uma medalha em Londres2012, nomeadamente com a prata do K2 1000 de Fernando Pimenta e Emanuel Silva: a modalidade conquistou também 14 dos 28 pontos do país no maior evento desportivo internacional.

Quarta-feira disputam-se as eliminatórias e meias-finais, enquanto na quinta-feira têm lugar as finais que valem o passaporte para o Rio2016.

Paralelamente, de terça a quinta-feira, Portugal vai estar representado por Norberto Mourão e Paulo Santos na tentativa de estrear a canoagem portuguesa nos Jogos Paralímpicos, em setembro.

De sexta-feira a domingo, na mesma pista de Duisburgo, decorre a primeira Taça do Mundo, com Portugal a estar representado por 12 canoístas, nomeadamente quatro caiaques masculinos e femininos e outras tantas canoas.