A canoísta Francisca Laia manifestou-se hoje "supercontente" com o apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016 em K1 200, embora lamente ter estado aquém do seu potencial na largada em Duisburgo, Alemanha.

"O objetivo foi cumprido, embora não da forma que ambicionava que fosse. Não foram duas provas perfeitas as que fiz. Foram as possíveis, mas, felizmente, chegou", disse, à agência Lusa, depois da quarta posição na final.

Francisca, de 21 anos, precisava ficar num dos dois primeiros lugares, mas como rivais da Alemanha e Eslováquia (primeira e terceira, respetivamente) já tinham conseguido vaga por outra embarcação, os dois lugares foram libertos, o que beneficiou a jovem estudante do quarto ano de medicina em Coimbra. "É normal acontecer isso, mas a ambição para mim própria era muito alta. Gostava de ter ficado nos dois lugares que permitiam acesos direito e não ter de ficar fora à espera de vagas extra. Fiz o melhor que conseguia, mas não foi o melhor que podia e já fiz", penitenciou-se.

Em lágrimas e ainda pouco serena, a canoísta do Sporting, que sexta-feira inicia a presensa na Taça do Mundo, também em Duisburgo, assume que "só quando chegar a Portugal e vir a família e amigos" é que vai assimilar o êxito. "Nem sei bem lidar com a situação, mas sem dúvida que estou supercontente. Gostava de estar mais, se a prova me tivesse corrido bem, mas estou supercontente", insistiu.

Agora, para o Rio2016, a promessa é de "treinar ao máximo para não repetir os erros". "Não tenho desculpa. Faço canoagem há tantos anos e tenho de conseguir arrancar direito. Quero voltar a ser a Francisca que era e não perder a minha capacidade de arrancar, a minha mais-valia na prova de 200 metros", explicou.

Francisca Laia, que já atingiu o pódio europeu e mundial em K1 200, enquanto júnior e sub-23, revelou o sonho de um dia "ser uma das melhores do Mundo nesta distância". O selecionador, Ryszard Hoppe, garante que na Alemanha Francisca Laia "teve as duas piores largadas da sua carreira", manifestando-se "super feliz" pelo facto de, ainda assim, ter conseguido a qualificação.

"Francisca não largou bem na eliminatória e pensei que hoje ia melhorar: nestas duas vezes teve a pior largada na sua carreira. Felizmente, face às regras, apurou-se. Estou certo de que nunca mais vai largar assim, já que a largada nos 200 metros é muito importante", acrescentou o técnico de origem polaca.

Quanto ao K2 500 de Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, que falhou a terceira presença consecutiva nos terceiros Jogos Olímpicos, lamentou também a "má largada", considerando que a mesma "não permitiu completar uma recuperação bem-sucedida".

Agora, no Rio2016, espera uma equipa capaz de fazer "melhores resultados" do que em Londres2012, quando a canoagem obteve a única medalha de Portugal (K2 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva) e conquistou 14 dos 28 pontos da comitiva lusa.