O pugilista cabo-verdiano Davilson Morais prometeu hoje "muito trabalho e humildade, de modo conseguir os seus objectivos nos Jogos Olímpicos do Rio´2016.

O atleta natural da Ilha de Santo Antão, que falava durante a sua apresentação pública feita pela Federação Cabo-verdiana de Boxe, na Cidade da Praia, disse que a nação cabo-verdiana pode esperar que vai atingir os objectivos proposto pela federação.

Sem especificar, claramente, a meta que quer alcançar nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro, Davison Morais disse que vai demonstrar o valor do boxe cabo-verdiano.

“Vamos demonstrar que o boxe tem valor e, por conseguinte, reivindicar uma maior aposta nesta modalidade que vai estar presente pela segunda vez nos Jogos Olímpicos por mérito próprio”, frisou.

Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, Flávio Furtado, disse que Davilson Morais é um atleta “trabalhador e humilde”, realçando o facto do atleta ter conseguido o apuramento para os Jogos Olímpicos por mérito próprio.

“É um motivo de regozijo porque é a segunda vez que apuramos um atleta por mérito próprio”, salientou Flávio Furtado.

Avançou ainda, que o atleta, treinado pelo cubano Lázaro Contrera Torres, vai fazer a sua preparação numa primeira fase em Cuba e depois no Brasil, um mês antes do início da competição.

Davilson Morais garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos Rio’2016, no primeiro torneio pré-olímpico de boxe, a nível do continente africano, que decorreu no passado mês de Março em Yaoundé, Camarões.

Davilson Morais é o segundo pugilista cabo-verdiano a se qualificar por “mérito próprio” para os Jogos Olímpicos, classificou-se na terceira posição na categoria de superpesados (+91kg).

Cabo Verde conta, neste momento, com seis atletas nos Jogos do Rio: Maria Andrade, no taekwondo, Davilson Morais, no boxe, Jordi Andrade nos 400 metros barreiras e Elyane Boal na ginástica rítmica (wild-card) classificaram-se para Jogos Olímpicos.

Márcio Fernandes, em lançamento de dardo e Gracelino Barbosa nos 400 metros barreiras T-20 qualificaram-se por mérito próprio para os Jogos Paralímpicos.

Confirmada ainda estará mais um atleta do atletismo feminino, que será seleccionada com a melhor prestação durante a fase de qualificação.

O país poderá, entretanto, vir a ter mais atletas nos Jogos do Rio, dependendo dos “wild card” atribuídos pelo Comité Olímpico Internacional nos próximos tempos.

Cabo Verde tem, assim, a maior comitiva de atletas de sempre para os Jogos Olímpicos confirmada, além de, pela primeira vez, ter a confirmação de três atletas qualificados.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro realizam-se em Agosto próximo e vão contar com 10.500 atletas de 205 países diferentes e será a primeira da América do Sul.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.