O eslovaco Peter Sagan, atual campeão do mundo de ciclismo de estrada, vai disputar a prova de ‘cross country’ dos Jogos Olímpicos Rio2016, depois de disputar a Volta a França.

“Esta nomeação decorre de mútuo acordo das comissões destas disciplinas. Todos pensávamos que Peter Sagan, como campeão do mundo, iria participar na prova de estrada. No entanto, o Peter ofereceu o seu lugar em troca de um na prova de ‘cross country’ em bicicletas de montanha (BTT)”, afirmou o presidente da federação de ciclismo da Eslováquia, Peter Privara, citado pelo comité olímpico local.

O dirigente reconheceu a estranheza da decisão, salvaguardando que Sagan não vai apenas para participar na prova, marcada para 21 de agosto.

“Depois de terminar a Volta a França, o Peter vai fazer alguns treinos específicos durante quatro semanas. Ele não vai para o Rio2016 só para participar mas para conseguir uma boa posição”, acrescentou Privara.

Depois de ter ficado desagradado com o percurso da corrida de estrada, o ‘sprinter’ da Tinkoff e antigo campeão do mundo de BTT em juniores tem disputado algumas provas da especialidade durante a primavera.

Por exemplo, depois de disputar a Volta à Califórnia, Sagan estagiou em altitude em Utah, nos Estados Unidos, alternando treinos de estrada com BTT.

A Eslováquia falhou um ‘wild card’ em BTT através do ‘ranking’, tendo de procurar uma outra forma de assegurar uma vaga para Sagan, que o próprio conseguiu em abril, após a Volta a Flandres, em provas disputadas na Áustria e na República Checa.

Assim, a Eslováquia vai estar representada por Martin Haring e Patrik Tybor nas provas de estrada e Sagan em BTT, tendo Michal Lami e Haring como suplentes.

“Consideramos os prós e os contras da seleção. O objetivo é conseguir o melhor resultado possível para a Eslováquia e o Peter Sagan já ganhou títulos em BTT, pelo que as ambições são realistas. Posso dizer que apoio a decisão”, referiu o responsável pela especialidade na federação eslovaca.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.