A judoca Antónia de Fátima "Faia" participará, no fim-de-semana, no "Grande Premio da Hungria" (Budapeste), no âmbito da sua preparação para os XXXI Jogos Olímpicos de 5 a 21 de Agosto, no Rio de Janeiro.

Em declarações à imprensa após uma marcha olímpica, realizada sábado, na Cidade do Kilamba, a atleta afirmou ser objectivo aumentar os níveis competitivos. A viagem para àquele país europeu acontece terça-feira.

A atleta do 1º de Agosto explicou que dia 18 de Julho participará em outro torneio, na Rússia, com o mesmo propósito, no âmbito da sua preparação para o evento do Rio de Janeiro.

Faia, da categoria dos -70 kg, garantiu presença directa aos Jogos Olímpicos ao classificar-se na terceira posição do Campeonato Africano, decorrido em Tunis (Tunísia), numa prova que contou com a presença de 33 países.

A judoca mais titulada do país lidera o ranking africano após destronar do título a tunisina Houda Milled, na final dos XI Jogos Africanos, disputados em Setembro transacto no Congo Brazzaville. A nível mundial ocupa o 12º posto.

Aos 34 anos de idade, a atleta, nascida em Luanda, possui dois títulos continentais, Tunísia (2004) e Ilhas Maurícias (2014). Em jogos Panafricanos venceu a medalha de ouro no Congo Brazzaville (2015), prata em Maputo (2011) e bronze em Argel (2007). Ao nível de campeonatos do mundo obteve o segundo lugar em 2011, na Roménia.