A maioria dos atletas russos vai recorrer ao Tribunal Arbitral Desportivo (TAS) da decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em impedi-los de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou um dirigente olímpico daquele país de Leste.

O presidente do Comité Olímpico da Rússia (COR), Alexandr Zhukov, que deu essa informação, afirmou estar esperançado: “Espero que ganhem os seus casos”, aludindo à suspensão da Federação de Atletismo Russa (FAR), com origem nos inúmeros casos de doping revelados nos últimos anos.

Os atletas decidiram recorrer à Justiça desportiva, apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI), em cimeira realizada na terça-feira, ter aberto à participação aos que não acusaram a utilização de substâncias ilícitas.

“O COI e a FAR oferecerão a máxima cooperação possível e apoio jurídico aos nossos desportistas para que os seus casos transitem o mais rapidamente possível”, disse Zhukov em declarações à televisão estatal Rússia.

O COI decidiu, terça-feira, que os atletas da Rússia e do Quénia devem submeter-se a uma avaliação individual pelas federações internacionais para poderem competir no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.