O Navio-Escola Sagres, que na terça-feira deixou Portugal para levar a bandeira portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, vai fazer uma escala em Cabo Verde, entre 03 e 06 de julho, segundo informação da Marinha Portuguesa.

O Sagres largou de Lisboa na terça-feira, depois de uma cerimónia em que o primeiro-ministro, António Costa, entregou ao comandante do navio a bandeira nacional que será levada até ao Rio de Janeiro e transportada pelo porta-estandarte português, na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Na travessia do Atlântico, o navio fará uma primeira escala na cidade da Praia, em Cabo Verde, seguindo depois para paragens nos portos de Recife, entre 19 e 22 de julho, e Salvador da Baía, entre 26 e 28 de julho.

A viagem prossegue para o Rio de Janeiro, onde o Sagres deverá chegar a 03 de agosto e onde irá ser a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, numa parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal.

O navio leva a bordo de 44 cadetes do 2.º ano da Escola Naval (EN) e ficará no Rio de Janeiro até 22 de agosto.

No regresso, o navio atracará novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, ilha de São Vicente, entre 10 e 12 de setembro.

O regresso a Lisboa está previsto para 25 de setembro, altura em que termina a viagem de 97 dias.

"A par da instrução dos cadetes da EN, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal a muitos portugueses espalhados pela diáspora, estreitando os laços entre as comunidades e as suas origens", adianta a Marinha.

Nos portos de escala, o navio-escola Sagres tem um programa vasto de atividades previstas, que inclui visitas a bordo, divulgação e representação protocolar por parte da sua guarnição, bem como diversos eventos organizados juntamente com os parceiros da Marinha que se associaram a esta viagem.