O Comité Olímpico Cabo-verdiano coloca esta quinta-feira, 24, a bandeira olímpica em Santa Luzia para simbolizar a chegada do olímpico em todas as ilhas de Cabo Verde, porquanto a efeméride deste ano tem como lema a preservação ambiental.

Esta cerimónia será presidida pela presidente Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, e o evento vai ser uma forma encontrada para celebrar de 23 a 25 deste mês, mais uma jornada olímpica em todos as ilhas.

Várias atividades estão programadas em todo o país, de modo a levar novamente a todas as ilhas o espírito do olímpico, quando se assinala mais um aniversário da fundação do Comité Olímpico Internacional (COI) e do renascimento dos Jogos Olímpicos da modernidade.

O ato central destas comemorações, entretanto, realiza-se na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, sendo que estas atividades começam no dia 23 com o ato solene do Dia Olímpico.

Neste dia acontece ainda, no Mindelo, o encerramento do projeto “Desporto para Cidadania” que arrancou em 2015, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).

Para celebrar a efeméride realiza-se uma exposição olímpica com materiais utilizados no projeto VerdeOlympics, no Centro Nho Djunga, a partir das 10:00, enquanto a Cidade da Praia vai ser palco de uma palestra na Universidade Intercontinental de Cabo Verde (UNICA).

A treinadora júnior da NBA Jade Leitão, e a pugilista tricampeã nacional portuguesa Nancy Moreira marcarão o Dia Olímpico, sob o lema da participação feminina no desporto enquanto oradoras.

O encerramento está agendado para 25 com atividades “Desporto para a vida” em todas as ilhas habitadas, num reflexo do projeto VerdeOlympics, que encoraja a prática desportiva com materiais reciclados e amigos do ambiente.

A capital cabo-verdiana, de acordo com o COC, vai também assistir-se dentro do mesmo lema, a competição de Desporto de Praia - TRIBOL na Gamboa a partir das 09:00.

Estima-se que entre seis a dez mil pessoas em Cabo Verde estarão envolvidas nas mais diversas atividades, que objetivam o envolvimento de todos, independente da idade ou forma física.

O Dia Olímpico é celebrado em mais de 100 países em todo o mundo, desde o ano de 1948 com atividades desportivas e recreativas, para assinalar o nascimento do Comité Olímpico Internacional e o renascimento dos Jogos Olímpicos, que se deu em 1894, no primeiro Congresso Olímpico, realizado em Sorbonne, Paris.