A seleção angolana sénior masculina de basquetebol vai encontrar "muitas" dificuldades para se qualificar aos Jogos Olímpicos Rio2016, dado o potencial técnico e competitivo dos seus adversários no torneio pré-olímpico a decorrer de 4 a 10 de Julho, desse ano, em Belgrado, Sérvia.

Esta afirmação foi feita, quarta-feira, na cidade de Luena, pelo chefe de Departamento Provincial dos Desportos do Moxico, Zeferino Menezes, tendo apontado a Sérvia e o Porto Rico como os principais candidatos apurarem-se no grupo A, do qual faz parte Angola.

Segundo o responsável, a Sérvia e o Porto Rico são adversários muito fortes fisicamente e rápidos nas transições.

"O fato de a Sérvia ostentar o estatuto de vice-campeã mundial, aliado ao fator casa e o seu potencial atlético, dificultará e diminui as possibilidades de Angola conquistar o primeiro lugar da prova, uma competição em que só apura-se o vencedor do grupo", argumentou.

Quanto ao Porto Rico, explicou ser um adversário superior os vice-campeões africanos, mas com algumas possibilidades de Angola vencer se estiver no seu melhor nível e com jogadores a praticarem o basquetebol que lhes caracteriza, pautado pela rapidez no contra ataque e eficácia no jogo exterior

Aconselhou à seleção angolana a criar uma estratégia de formar uma seleção para o futuro, cuja meta será, necessariamente, resgatar o título do Afrobasket na posse da Nigéria.

Angola vai disputar uma das três vagas para os Jogos Olímpicos – Rio 2016 e integra o grupo A, ao lado do Porto Rico e da Sérvia.