Michael Phelps, o atleta mais condecorado da história olímpica, assegurou na quarta-feira a sua quinta presença em Jogos Olímpicos e vai tornar-se o nadador norte-americano masculino com mais participações no maior evento desportivo mundial.

Phelps, que tem 22 medalhas olímpicas, 18 das quais de ouro, venceu em Omaha a final dos 200 metros mariposa, durante o torneio pré-olímpico de natação dos Estados Unidos.

Michael Phelps, que hoje completa 31 anos, nadou em 1.54,84 minutos, conseguindo a sexta melhor marca do ano.

“Conseguir uma vaga para os Jogos Olímpicos era o mais importante para mim. Estou há muito tempo na natação e para mim é muito importante para mim”, disse o nadador, que depois dos Jogos Olímpicos Londres2012 anunciou o abandono da competição.

O nadador acabou por regressar em 2014, mas foi suspenso pouco depois por seis meses pela federação de natação dos Estados Unidos, depois de ter sido detido por conduzir sob o efeito do álcool, o que o impediu de participar nos Mundiais de 2015.

Michael Phelps estreou-se nos Jogos Olímpicos em Sydney, no ano 2000, não tendo conquistado qualquer medalha. Quatro anos depois, em Atenas, conquistou seis ouros e dois bronzes, em Pequim2008 arrecadou oito medalhas de ouro e nos últimos Jogos, em Londres, conquistou quatro ouros e duas pratas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.