O selecionador português olímpico de futebol, Rui Jorge, chamou hoje o defesa do Paços de Ferreira Paulo Henrique para completar o lote de 18 jogadores para o Rio2016, revelou a Federação Portuguesa de Futebol.

Rui Jorge tinha divulgado durante a tarde uma primeira lista de 17 jogadores, na qual incluiu sete jogadores da equipa finalista no Europeu de 2015 da categoria, a qual disse ser a "possível" e construída de forma “surreal”.

O guarda-redes Bruno Varela, os defesas Ricardo Esgaio, Tiago Ilori e Tobias Figueiredo, o médio Sérgio Oliveira e os avançados Carlos Mané e Gonçalo Paciência são os ‘resistentes” da seleção portuguesa que conquistou o apuramento olímpico e é atual vice-campeã Europeia.

“É a possível, quando escolhemos 35 jogadores [para a pré-convocatória], fizemo-lo com o grupo que seria ideal para os Jogos Olímpicos. Atendendo às negas que levamos de alguns clubes, desses 35 apenas conseguimos 11 jogadores, logo aí ficámos limitados”, explicou Rui Jorge, em conferência de imprensa.

O selecionador disse ainda ter escolhido mais oito jogadores, “que também foram negados”, acrescentando que a lista ficou reduzida a 17, por, ainda hoje, ter retirado um que estava entre os confirmados, obrigando o técnico a ter de ir 'buscar' mais mum jogador.

No torneio olímpico de futebol, Portugal, que tem como melhor desempenho em Jogos o quarto lugar em Atlanta1996, vai defrontar Argentina, a 04 de agosto, Honduras, três dias depois, e Argélia, a 10 de agosto, no Grupo D.

Lista dos 18 convocados:

- Guarda-redes: Bruno Varela (Vitória de Setúbal) e Joel Pereira (Manchester United, Ing).

- Defesas: Edgar Ié (Villarreal, Esp), Ricardo Esgaio (Sporting), Tiago Ilori (Liverpool), Tobias Figueiredo (Nacional) e Paulo Henrique (Paços de Ferreira)

- Médios: André Martins (sem clube), Bruno Fernandes (Udinese, Ita), Fábio Sturgeon (Belenenses), Francisco Ramos (FC Porto), Sérgio Oliveira (FC Porto), Tiago Silva (Belenenses) e Tomás Podstawski (FC Porto).

- Avançados: Carlos Mané (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto), Nuno Santos (Vitória de Setúbal) e Salvador Agra (Nacional).