A comissão executiva do Comité Olímpico Internacional (COI) adiou para o próximo fim-de-semana uma decisão sobre a possibilidade de excluir a Rússia dos Jogos Olímpicos Rio2016.

“Sobre a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos Rio2016, o COI analisará minuciosamente o relatório e as opções legais relacionadas com a exclusão coletiva dos atletas russos e o direito a uma justiça individual”, anunciou o COI em comunicado.

A comissão executiva do COI reuniu hoje por audioconferência para analisar um relatório divulgado na segunda-feira pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), segundo o qual o Governo russo dirigiu um programa de dopagem no desporto com apoio estatal, com participação ativa do ministro do Desporto e dos serviços secretos.

Na segunda-feira, o presidente do COI, Thomas Bach, admitiu que na reunião poderiam ser adotadas sanções contra a Rússia.

Com este adiamento, o COI aguarda pela resolução do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) sobre os recursos interpostos por atletas russos contra a proibição da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) de participarem nos Jogos Olímpicos Rio2016.

A IAAF proibiu a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos Rio2016, na sequência de um esquema de doping sistemático e institucionalizado e do incumprimento de várias normas do código antidoping.

Entretanto, mais de 60 atletas russos recorreram ao TAS da decisão da IAAF de os impedir de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, que decorrem entre 05 e 21 de agosto.