O Comité Olímpico Internacional (COI) vai tomar uma decisão sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos Rio2016 daqui a uma semana, anunciou uma porta-voz do organismo.

“Esperamos uma decisão daqui a sete dias sobre a eventual participação dos atletas russos no Rio”, disse à agência AFP a porta-voz do COI Emanuelle Moreau.

O COI decidiu na terça-feira vetar a presença do ministro do Desporto da Rússia, Vitali Mutko, nos Jogos Olímpicos Rio2016, no âmbito do relatório McLaren, que confirmou um esquema de dopagem com apoio estatal.

De acordo com o documento, da autoria do professor de direito Richard McLaren, Vitali Mutko e o seu adjunto, Iouri Nagornykh, foram os responsáveis por um esquema de doping organizado no desporto russo, desde 2011 e que abrange 30 modalidades.

O relatório, pedido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), diz que o Governo russo dirigiu um programa de dopagem com apoio estatal, com participação ativa do ministro do Desporto e dos serviços secretos.

McLaren refere que o programa “à prova de falhas” foi colocado em prática pelos responsáveis russos, inclusivamente durante os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014.

De acordo com o documento, o ministro do Desporto da Rússia, Vitaly Mutko, teve “participação ativa” nesse sistema, que teve a assistência dos serviços secretos nos laboratórios antidopagem de Moscovo e Sochi.