A caravana desportiva angolana aos Jogos Olímpicos do Rio2016 chegou este domingo à noite, à cidade carioca, onde foi recebida efusivamente por dezenas de compatriotas residentes na cidade brasileira (Rio de Janeiro).

No Aeroporto Tom Jobim estiveram ainda a receber a comitiva angolana o Cônsul-geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosário de Ceita, diplomatas angolanos e responsáveis de empresas angolanas baseadas no Brasil.

A comitiva angolana par os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro integra 25 atletas distribuídos por sete modalidades: andebol feminino, remo, vela, tiro, natação, atletismo e judo feminino. A delegação conta também responsáveis do Comité Olímpico Angolano (COA), das Federações e outros convidados.

O destaque da comitiva de Angola é sem dúvida o andebol feminino, que vai fazer a sua sexta participação nos Jogos Olímpicos, onde estará integrada no considerado 'grupo dos fortes'. O conjunto angolano enfrentará nesta primeira fase a atual campeã olímpica e mundial (Noruega), a vice-campeã europeia (Espanha), a vice-campeã olímpica (Montenegro), a terceira colocada do último Mundial (Roménia) e a anfitriã Brasil.

Para saudar a presença angolana em terras brasileiras, o Centro Cultural do Consulado de Angola no Rio de Janeiro, será transformado em Casa de Angola durante os Jogos, promovendo um leque de ações de índole cultural e apoiando os integrantes da missão angolana aos Jogos.