A nadadora Tamila Holub, a mais jovem atleta da Missão de 92 atletas portugueses nos Jogos Olímpicos Rio2016, pretende “estar à altura” da comitiva e honrar o país.

“Quero estar à altura deles. O facto de ser a mais nova dá-me mais motivação. Quero provar que também mereço este lugar e fazer parte de uma equipa tão forte e ambiciosa. Quero dar sempre mais e fazer melhor”, disse, à agência Lusa, a atleta de 17 anos que vai competir nos 800 metros livres.

Recente campeã europeia júnior dos 1.500 metros livres, em Hódmezővásárhely, na Hungria, a nadadora viu confirmada a qualificação após a realocação de vagas dos mínimos B na prova de 800 metros livres.

“Era o meu grande sonho. Estava mesmo com muita vontade de ir. Quando recebi a notícia foi incrível, fantástico. É o que todos estão à espera. Saber que fui escolhida para representar Portugal foi incrível”, comentou.

No Brasil, quer agora “ficar o melhor classificada possível”, sendo que a “quantas mais adversárias ganhar, melhor será”.

O título europeu júnior dos 1.500 metros “dá muito mais confiança e segurança”, fazendo com que no futuro vá “treinar mais, estar mais motivada e perseguir melhores resultados”.

Tamila Holub chegou a Portugal aos três anos, oriunda da Ucrânia, representando o Sporting de Braga desde os seis anos e Portugal nas seleções em todas as competições internacionais.

“Basicamente sou de Portugal e é um orgulho grande para mim sê-lo”, concluiu.