O dia 16 de agosto, 12.º dia dos Jogos Olímpicos Rio2016, pode vir a ser histórico para o desporto português, com Nelson Évora e Fernando Pimenta a procurarem repetir os pódios conseguidos em edições anteriores.

Depois de disputarem as qualificações na véspera, dois dos três medalhados portugueses em ação no Rio de Janeiro procuram repetir o feito, com Nelson Évora, o único campeão olímpico português em atividade, a começar, caso se qualifique, a disputar a final do triplo salto, às 09:45 (13:45 em Portugal), no Estádio Olímpico.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, Fernando Pimenta, medalha de prata em Londres2012 no K2 1000 (com Emanuel Silva) e recente campeão europeu a solo, deverá disputar a final do K1 1000 metros às 10:12 (16:12).

Fernando Pimenta competirá de novo no K4 1000, com Emanuel Silva, David Fernandes e João Ribeiro, um quarteto que já conseguiu bons resultados e que poderá lutar por medalhas a 20 de agosto.

Apesar de o futebol entrar em ação na véspera da cerimónia de abertura, marcada para 05 de agosto, a primeira luta por medalhas surge a 06 de julho, com a prova de fundo de ciclismo de estrada a sair para a estrada às 9:30 (13:30).

Rui Costa, campeão do mundo em 2013, lidera a seleção portuguesa que vai tentar imitar a medalha de Sérgio Paulinho (prata em Atenas2004), tendo ao seu lado Nelson Oliveira, José Mendes e André Cardoso.

No mesmo dia entrará em ação o mais velho dos atletas portugueses, o atirador João Costa, de 51 anos, que vai disputar as eliminatórias e, caso se qualifique, a final da pistola de ar comprimido a 10 metros, prova na qual foi sétimo em Sydney2000 e Londres2012.

A 10 de agosto, João Costa volta a dividir o protagonismo com o ciclismo, quando disputar a prova de pistola a 50 metros, no mesmo dia em que Nelson Oliveira, campeão nacional da especialidade, disputa o contrarrelógio.

A judoca Telma Monteiro é sempre uma das grandes esperanças portuguesas em Jogos e procura, finalmente, ter uma boa participação olímpica, disputando a categoria de -57kg a 08 de agosto.

A jogar em ‘casa’, a cavaleira Luciana Diniz, que nasceu em São Paulo, procura um bom resultado nos saltos de obstáculos, com a final a disputar-se a 19 e 20 de agosto.

No atletismo, os olhos estarão, além de Nelson Évora, também em Patrícia Mamona, campeã europeia, que terá as eliminatórias do triplo salto a 13 de agosto e a final a 14, no mesmo dia em que a Jessica Augusto, sétima em Londres2012, Sara Moreira e Dulce Félix correm a maratona.

Também com ambições de bons resultados, em especial por Ana Cabecinha, está a marcha feminina, cuja prova dos 20km marcha está marcada para 19 de agosto, a umas ‘pouco aconselháveis’ 14:30 (18:30).

Rui Bragança, terceiro do ‘ranking’ olímpico, também tem ambições no taekwondo, com a prova de -58kg a disputar-se a 17 de agosto.

Aos 41 anos, João Rodrigues vai para a sétima presença em Jogos Olímpicos, com a sua despedida a estar marcada para 12 ou 14 de agosto, nos quais se disputam o quarto dia e a regata das medalhas de RS:X, respetivamente.