Os norte-americanos Bob e Mike Bryan, campeões olímpicos em título de pares masculinos de ténis, anunciaram este sábado a decisão de não participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto.

“Após horas e horas de reflexão, Mike e eu decidimos não ir ao Rio. Gostaríamos muito de disputar os Jogos Olímpicos, mas, enquanto maridos e pais de família, a saúde dos nossos familiares é a nossa prioridade”, escreveram na página que mantêm na rede social Facebook.

Os tenistas norte-americanos não especificam a causa da ausência, mas vários atletas têm anunciado a sua ausência dos Jogos do Rio em consequência do vírus Zika.

Transmitido pelo mosquito ‘Aedes aegypti’, o Zika surgiu no Brasil há cerca de dois anos e desde então espalhou-se rapidamente pelo país e parte do hemisfério sul.

Embora tenha poucos ou nenhuns sintomas, a doença está associada a problemas congénitos quando ocorre infeção na gravidez, nomeadamente a microcefalia, uma deficiência marcada por cabeças mais pequenas do que o normal, e a síndrome Guillain-Barré, uma doença autoimune.