Rio 2016

01-08-2016 16:23

Número de atletas russos autorizados a participar definido até terça-feira

O número definitivo de atletas russos autorizados a participar nos Jogos Olímpicos Rio2016 deverá ficar definido ainda hoje, ou na terça-feira, afirmou hoje o ministro russo do Desporto, Vitaly Mutko.
Yelena Isinbayeva
Foto: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP

Yelena Isinbayeva

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

“Espero que hoje ou amanhã [terça-feira] todas as formalidades para que os nossos atletas sejam autorizados a participar estejam cumpridas”, afirmou o ministro em declarações à agência noticiosa russa Ria-Novosti.

A quatro dias da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos alguns desportistas russos não sabem se poderão participar na competição, que termina a 21 de agosto.

A autorização final de participação será tomada por um painel de três membros do Comité Olímpico de Internacional (COI) encarregado de avaliar as listas enviadas pelas federações internacionais de modalidade.

Depois da divulgação de um relatório sobre o sistema de doping no desporto russo, o COI decidiu não suspender toda a delegação, atribuindo às federações internacionais o poder de fazer a sua própria triagem.

A delegação russa, inicialmente prevista ser de 387 atletas, reduziu-se substancialmente, tendo o ministro dos Desportos russo, Vitaly Mutko, indicado, na manhã de sábado, que o país deverá participar em 29 das 34 disciplinas previstas inicialmente, com 266 pessoas.

Conteúdo publicado por Sportinforma