Depois da primeira reclamação sobre o trânsito na cidade do Rio de Janeiro, a Prefeitura da sede dos Jogos Olímpicos reagiu e informa que montou uma operação especial de trânsito para a próxima sexta-feira (5) nas imediações do Estádio do Maracanã, onde acontecerá a cerimónia de abertura do evento, o primeiro realizado na América do Sul.

De acordo com o programa a que a Angop teve acesso, o esquema atual amplia os horários e áreas interditadas inicialmente, divulgadas em função de solicitação das Forças de Segurança.

O fecho no entorno do estádio arrancará às 00h00 do dia do evento, mas o bloqueio total das ruas ocorrerá às 12h00, refere a Prefeitura em nota, acrescentando que serão afetados os bairros de Vila Isabel, Tijuca, Praça da Bandeira, Maracanã, São Cristóvão, Mangueira, Estácio e Rio Comprido.

A Prefeitura do Rio orienta igualmente os espetadores a usar transporte público para chegar e sair do estádio, reforçando que toda a operação contará com 650 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal.

A entidade informa que serão empregados também 65 veículos operacionais e 85 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Para isso, realça o documento, serão utilizados 70 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego.

Além disso, 40 reboques serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações de Rio irá monitorar toda a área do evento, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.