Rio2016

02-08-2016 20:30

Rui Jorge: "Os jogadores ambicionam partilhar o balneário com Ronaldo"

Rui Jorge assegurou que a equipa está preparada para a partida no Estádio Olímpico frente a Argentina.
Rui Jorge

Rui Jorge

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O selecionador olímpico de Portugal, Rui Jorge, garantiu hoje que os futebolistas estão preparados para a estreia nos Jogos Rio2016 e que sabem que este é um momento que têm de aproveitar para chegar à seleção ‘AA’.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quinta-feira com a Argentina, Rui Jorge foi questionado sobre a rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, considerando que o ‘capitão’ da seleção lusa “é, com certeza, um ídolo para muitos” dos jogadores que convocou.

“O que mais ambicionam é partilhar o balneário com ele (Ronaldo) e sabem que é um momento que devem aproveitar para mostrar vontade de estar junto com ele”, disse.

Dizendo que em Portugal se aprendeu a admirar os futebolistas argentinos, pela sua “qualidade técnica e agressividade”, Rui Jorge garantiu que já esqueceu os 57 jogadores a quem telefonou para conseguir reduzir a lista a 19 (o guarda-redes João Virgínia está como reserva).

“Já há algum tempo que tenho apenas 19 jogadores, todos os outros números fazem parte do passado. Foram estes 19 jogadores que mereceram a nossa atenção, para os aperfeiçoarmos o melhor possível para o jogo com a Argentina e o resto do torneio. Acho que estamos organizados”, afirmou.

Rui Jorge assegurou que a equipa está preparada para a partida no Estádio Olímpico, embora reconheça que este “é um torneio difícil”, por a maior parte dos jogadores estarem no início da temporada e por os jogos serem de três em três dias.

“Será difícil para todos, mas estamos preparados. Os jogadores têm trabalhado com grande empenho e vontade de dar uma boa imagem de Portugal”, assegurou.

O facto de Portugal ter sido campeão europeu não traz mais pressão, que “é inerente” e que já vem de trás, graças a jogadores como Luís Figo ou Ronaldo, garantindo que a equipa pode “viver bem com ela”, que “existe sempre”.

“É bom que Portugal seja uma equipa respeitada em todo o mundo. Esta vitória faz com que isso seja mais notado. Nos últimos anos, nunca olharam para Portugal com menosprezo”, disse.

O treinador espera “uma Argentina forte, como habitualmente”, destacando os jogadores José Luis Gómez, Maurício Martinez, Angel Correa e Jonathan Calleri.

Rui Jorge adiantou ainda que o defesa Tiago Ilori e o avançado Gonçalo Paciência continuam em dúvida para o encontro da primeira jornada do Grupo D do torneio olímpico de futebol, que se realiza na quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Conteúdo publicado por Sportinforma