Rio'2016

03-08-2016 12:10

Mais nove atletas partem para o sonho olímpico

Marta Onofre, João Vieira, Marta Pen, Sérgio Vieira, Lorene Bazolo, Cátia Azevedo, Vera Santos, Irina Rodrigues e Vera Barbosa foram os atletas a seguirem hoje viagem para o Rio de Janeiro.
João Vieira
Foto: YURI KOCHETKOV / LUSA

João Vieira é um dos representantes nacionais na Marcha

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Uma delegação com nove atletas partiu hoje para o Rio de Janeiro, rumo aos Jogos Olímpicos Rio2016, com a esperança de realizar boas provas e de desfrutar de "um momento único e inesquecível", afirmou a atleta Marta Onofre.
"Os principais objetivos são desfrutar do momento, que é único e inesquecível, e tentar dar o meu melhor e divertir-me e apoiar os outros colegas. Quanto a objetivos concretos, quero tentar bater o meu recorde pessoal, que seria recorde nacional, e depois veremos se dá para uma qualificação para a final ou não", afirmou a atleta do salto à vara.
Marta Onofre mostrou-se tranquila com as condições que vai encontrar no Rio de Janeiro, depois de já ter falado com alguns colegas: "Inicialmente havia algum receio com as condições, agora desde falamos com quem já chegou, já está tudo mais tranquilo e acho que vai correr tudo pelo melhor".
Já o marchador João Vieira mostrou-se com boas expectativas, depois de uma boa preparação, onde um dos segredos é "levantar cedo".
"As minhas expectativas são as melhores. Fiz uma boa preparação com o objetivo de realizar duas competições, 20 e 50 km e atingir o melhor resultado possível. O segredo é levantar todos os dias cedo, treinar e acumular bastantes quilómetros. São distâncias bastante grandes e temos métodos treino que nos permitem fazer distâncias superiores", vincou.
Quanto a Marta Pen, jovem atleta de 23 anos, vai estrear-se nos Jogos Olímpicos, mas mostrou-se confiante numa boa prestação.
"O primeiro passo para ganhar uma medalha é estar nos Jogos, é a minha primeira participação, a minha prova é muito tática, deixa tudo em aberto e ninguém vai para perder. Se for para ‘vender’ a derrota, vou ‘vender’ caro e pode ser que tenha um bom resultado. O meu objetivo é olhar-me ao espelho e ter orgulho da minha prestação, com a ajuda do meu clube, escola e país", sublinhou.
A atleta, que vai concorrer na prova de 1.500 metros, mostrou-se radiante por participar na competição, mas explicou que quer sempre mais.
"Hoje vesti-me e pensei ‘Oh meu Deus, eu vou aos Jogos Olímpicos’. Ainda não caí bem em mim, este é o meu primeiro ano de sénior e os Jogos são a maior competição a que um atleta pode ir. Estou muito focada no que vou fazer, mas acho que não tenho noção do quão grande é este evento desportivo", enalteceu.
Como uma das metas a atingir, Marta Pen, apontou como uma vitória "correr mais do que uma vez na pista olímpica.
"No desporto tudo pode acontecer. Sei que não sou uma das candidatas à medalha, mas cada eliminatória vou encarar como uma final. Vou dar tudo o que tenho em todas as eliminatórias e se tiver a sorte de poder correr mais do que uma vez na pista olímpica já vai ser uma vitória", concluiu.
Para além de Marta Onofre, João Vieira e Marta Pen, Sérgio Vieira, Lorene Bazolo, Cátia Azevedo, Vera Santos, Irina Rodrigues e Vera Barbosa também partiram para os Jogos Rio2016.
Conteúdo publicado por Sportinforma