O Comité Rio2016 foi criticado na quarta-feira por elementos do Comité Olímpico Internacional (COI), devido a problemas na preparação dos Jogos no Rio de Janeiro, que começam na sexta-feira, noticiou a imprensa brasileira.

Elementos da entidade máxima do movimento olímpico criticaram os planos de segurança e de transporte, as finanças e a poluição e alertaram que uma parte das obras ainda não foi concluída.

O COI dedicou parte da sua reunião anual, na quarta-feira, a ouvir o último relatório da Rio2016 sobre o maior evento desportivo do mundo.

"Filas muito, muito, muito longas têm-se formado, com espera de até 45 minutos e nem começámos o evento. Isso poderá criar muita frustração", afirmou Pierre-Olivier Beckers, membro do COI desde 2012, citado pela imprensa brasileira.

O belga acrescentou que o tempo perdido tem deixado "atletas e treinadores nervosos", porque precisam de chegar atempadamente aos treinos e a eventos.

"Tivemos muitas dificuldades para ter acesso aos locais. O trânsito é muito ruim. Vocês têm alguma medida ainda para solucionar isso?", questionou, por seu turno, o suíço Denis Oswald, membro do COI desde 1991.

O príncipe Albert do Mónaco perguntou: "O que é que vocês tem feito para garantir que as águas sejam limpas?"

A decoração dos recintos desportivos foi igualmente alvo de críticas, com o holandês Camiel Eurlings a afirmar que apenas 15% dos cartazes e sinais estão instalados.

Já o presidente do comité, Thomas Bach, admitiu que "é prematuro fazer elogios e é cedo para comemorar".

Na segunda-feira, o mesmo responsável tinha dito que o facto de o Brasil viver uma crise "sem precedentes" tornou a preparação dos Jogos Olímpicos num desafio.

Nesse dia, Thomas Bach deu também conta dos pedidos que tem feito, nos últimos meses, a vários grupos para que entendam a crise no Brasil e não façam muitas exigências.

Segundo a imprensa brasileira, na reunião do COI desta quarta-feira, a Rio2016 reconheceu falhas graves a serem resolvidas, em parte devido a problemas financeiros.

A organização dos Jogos Olímpicos deste ano informou ainda que parte das obras apenas será concluída quando o evento começar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.