O tenista português João Sousa pode encontrar o sérvio Novak Djokovic, número um mundial, na segunda ronda do torneio de singulares masculinos dos Jogos Olímpicos Rio2016, ditou hoje o sorteio.

O sorteio, realizado hoje, definiu que número um nacional vai estrear-se nos Jogos Olímpicos frente ao holandês Robin Haase, 62.º tenista mundial, que o derrotou nos dois confrontos anteriores entre ambos.

Em caso de vitória, Sousa, 36.º jogador ATP, poderá defrontar o número um mundial que, na primeira ronda, terá a oportunidade de se ‘vingar’ do argentino Juan Martin del Potro, que lhe ‘roubou’ o bronze em Londres2012.

Colocado na parte inferior do quadro, na qual está o britânico Andy Murray, o vice-líder do ‘ranking’ mundial, Gastão Elias vai fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos diante do australiano Thanasi Kokkinakis (452.º), que entrou no quadro com ‘ranking’ protegido.

O número dois nacional, que esta semana se tornou no terceiro melhor tenista luso de sempre, ao chegar à 61.ª posição da hierarquia ATP, tem um caminho teoricamente fácil até à terceira ronda, fase em que poderá cruzar-se com o espanhol David Ferrer, 12.º tenista mundial.