Perfil de Fernando Pimenta

04-08-2016 16:15

Um kayak de prata para chegar ao ouro

O vice-campeão olímpico de Londres’2012 aposta em duas provas para chegar ao topo do Olimpo na canoagem, depois de já ter dado à modalidade a sua primeira medalha em Jogos Olímpicos.
Fernando Pimenta - Um kayak de prata para chegar ao ouro
Foto: LUSA

O canoísta português é uma das esperanças para as medalhas

Por João Paulo Godinho sapodesporto@sapo.pt

Prestes a completar 27 anos, Fernando Pimenta carrega no seu kayak as esperanças de chegar ainda mais longe na sua segunda participação olímpica. Depois da medalha de prata em K2 1000 metros na estreia nos Jogos de Londres’2012 – ao lado de Emanuel Silva -, o canoísta natural de Ponte de Lima apresenta-se agora em duas provas (K1 1000m e K4 1000m) para tentar chegar ao sonho do ouro no Rio de Janeiro.
Duplo campeão da Europa e… senhor Comendador
Não é todos os dias que se chega a uns Jogos Olímpicos com o estatuto alcançado este ano por Fernando Pimenta. Nos recentes Europeus realizados na Rússia, o canoísta português conquistou as duas medalhas de ouro portuguesas, vencendo em K1 1000m e K1 5000m. Nesta última prova, Fernando Pimenta deixou mesmo a concorrência a mais de dois segundos, superando o dinamarquês Rene Poulsen e o bielorrusso Aleh Yurénia. Um feito que aumenta a expectativa de um bom resultado do canoísta na ‘Cidade Maravilhosa’ e que lhe valeu no mês passado a Comenda da Ordem do Mérito.
Ao lado de Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes, os outros três membros da equipa de K4 que irá competir no Rio de Janeiro na distância dos 1000 metros, Fernando Pimenta conseguiu ainda um digno quarto lugar, a escassos centésimos de mais uma medalha. Desta vez, o atleta luso já não estará na prova que lhe valeu a prata há quatro anos, o K2 1000m, que foi igualmente a primeira medalha portuguesa na modalidade de canoagem em Jogos Olímpicos. Agora, a corrida será ‘a quatro’, naquela que será a sua segunda oportunidade nestas olimpíadas.
Primeiro a solo, depois o quarteto
Fernando Pimenta já está no Rio de Janeiro para a última fase da sua preparação olímpica, mas ainda terá de esperar para saltar com o seu kayak para a água. De facto, a Lagoa Rodrigo de Freitas acolhe as primeiras eliminatórias de K1 1000m apenas no dia 15 de agosto, já na segunda semana dos Jogos. As meias-finais realizam-se no mesmo dia, enquanto as finais A e B estão reservadas para o dia seguinte, 16 de agosto.
Já a prova de K4 1000 inicia-se a 19 de agosto com a realização das primeiras eliminatórias, logo seguidas das meias-finais. A final da prova para o quarteto português onde estará Fernando Pimenta disputa-se a 20 de agosto.
Do início na natação à descoberta da canoagem
Os primeiros passos no desporto foram, na verdade, braçadas. A natação foi o primeiro desporto de Fernando Pimenta, logo aos quatro anos de idade, na Escola Desportiva Limiana. Foi aqui que treinou durante nove anos até decidir experimentar nas férias de verão a canoagem no Clube Náutico de Ponte de Lima. Corria então o ano de 2001.
O jeito de Fernando Pimenta rapidamente se manifestou e em 2005 começou a ganhar os primeiros títulos. Daí até a uma medalha olímpica passaram apenas sete anos, num sinal da enorme margem de progressão que o canoísta de Ponte de Lima exibe. Dono de uma personalidade vincada e de uma grande ambição, Fernando Pimenta chega agora ao Rio de Janeiro com uma nova meta no horizonte. Após a prata, só o ouro interessa.
Conteúdo publicado por Sportinforma