Principal referência do ciclismo português na atualidade, Rui Costa, 29 anos de idade, natural de Vila do Conde pegou na bicicleta 'a sério' aos 13 anos entrando para a equipa da "Guilhabreu", em Vila do Conde. 2007 marca a assinatura do seu primeiro contrato profissional com o Benfica.

Em 2011, vence a sua primeira prova em termos internacionais, com a Volta à Comunidade de Madrid, ano que coincide com a sua mudança para a Movistar. Nesse ano ganha também pela primeira vez uma etapa no Tour de França, a corrida por etapas mais importante do mundo. Em 2012 obtém a sua primeira grande vitória em termos internacionais com a conquista da Volta à Suíça.

No ano de 2013, alcançou o ponto mais alto da carreira até ao momento, com a conquista do Campeonato do Mundo de Estrada. Em 2014 assina pela equipa da Lampre Merida.

Rui Costa já conseguiu chegar ao 4º lugar do Ranking UCI, foi a melhor classificação de sempre para um ciclista português.

Perspetivas

Especialista em clássicas e provas de curta duração, é sempre um atleta a considerar em provas de um dia. Tem como cartão de vista o Campeonato do Mundo conquistado em 2013. Dotado de grande capacidade tática poderá fazer um brilharete e trazer uma medalha na bagagem. De acordo com uma previsão da Associated Press, Rui Costa pode vencer a medalha de prata nos Jogos. Esperemos que essa previsão se confirme para as cores lusas.

Em Londres 2012, foi 13º classificado na prova de estrada. Nos últimos campeonatos do mundo de estrada em 2015, ficou-se pela 9º posição. No Tour deste ano, apesar de não ter vencido nenhuma etapa, esteve envolvido em várias fugas e demonstrou boa capacidade física, sinal de que o atleta está preparado para poder dar tudo para alcançar um lugar no pódio.

Rui Costa entra em ação já no próximo sábado, dia 6 de agosto, na prova de estrada.

Palmarés

World Championships 2015 – 9º lugar – Estrada

World Championships 2013 – 1º lugar - Estrada

World Championships 2012 – 11º lugar – Estrada

World Championships 2011 – 15º lugar - Estrada