Rio'2016

04-08-2016 21:50

Sergiu Oleinic quer retribuir apoio de Portugal com medalha

O judoca do Sporting garante sentir-se "mais português do que outra coisa".
ef980ef9548fbe2c32e3ce60785adcbf7ea01291.jpg
Foto: ROBERT GHEMENT / EPA

Sergiu Oleinic veio da Moldávia para realizar o sonho dos Jogos Olímpicos

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O judoca português Sergiu Oleinic quer conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos Rio2016 para retribuir aos portugueses tudo o que recebeu desde que chegou da Moldávia, o seu país natal.
“Quando entramos, é sempre para vencer, de combate em combate. Era bom conseguir uma medalha, para agradecer ao país o apoio que me deram e aos meus pais adotivos também”, disse o atleta do Sporting, confessando que já se sente “mais português do que outra coisa”.
Oleinic sabe, porém, que a tarefa rumo a um ‘metal’ não é fácil, mas não acredita em impossíveis: “Se é possível ganhar uma medalha? Vamos ver, combate a combate. Temos uma nação a torcer por nós e isso faz-nos mover montanhas”.
“Sempre que competimos, queremos ser os melhores e entramos sempre para vencer. Vou dar o meu melhor. Treinámos bem e estou-me a sentir bem”, prosseguiu o judoca de 30 anos, que se estreia em Jogos Olímpicos.
Para já, Oleinic está a concretizar um sonho de juventude: “Despertei para os Jogos Olímpicos com 16 anos. Estava a ver os Jogos de Sydney2000 e ai imaginava e sonhava ir aos Jogos”.
“Pelo meu país não consegui, por muitos motivos, o que me fez sair da Moldávia. Escolhi Portugal e segui os meus sonhos”, disse o judoca, na zona internacional da Aldeia Olímpica, onde hoje foi hasteada a bandeira de Portugal.
O próximo sonho passa por um bom resultado no Rio2016, numa prova marcada para domingo: “Nas grandes provas nos últimos dois anos, consegui estar bem, fiz bons combates, o que me dá uma motivação extra”.
Conteúdo publicado por Sportinforma