A judoca portuguesa Telma Monteiro, número oito mundial, poderá encontrar a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ‘ranking’, no seu segundo confronto na categoria -57kg nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Isenta da primeira ronda, a atleta do Benfica ainda espera pela adversária na segunda eliminatória, que sairá do confronto entre a russa Irina Zabludina, 23.ª do ‘ranking’, e a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª.
Um possível encontro com Dorjsuren dará acesso às meias-finais da categoria -57kg, que se disputa a 08 de agosto.
Na véspera, Joana Ramos, 17.ª da hierarquia, será das primeiras portuguesas a entrar em ação, frente a Antoinette Gasondo, do Burundi, que está na 152.ª posição do ‘ranking’, podendo depois defrontar a chinesa Yangnan Ma, nona.
No mesmo dia, nos -66kg, Sergiu Oleinic, que foi o mais ‘infeliz’ do sorteio, vai defrontar na primeira ronda o ucraniano Georgi Zantaria, número cinco mundial.
Nos -81kg, a 09 de agosto, Nuno Saraiva, 40.º do mundo, vai defrontar o húngaro Miklos Ungvari, 19.º da hierarquia.
Célio Dias, 22.º nos -90kg, terá, em teoria, uma primeira ronda fácil, uma vez que defrontará Celtus Sossou Yovo, do Benim, que ocupa o 222.º lugar do ‘ranking’, mas poderá encontrar na ronda seguinte o sueco Marcus Nyman, quarto.
Nos -100kg, Jorge Fonseca também teve um sorteio favorável, uma vez que vai defrontar o afegão Mohamed Bakhshi, 226.º do mundo, antes de poder encontrar o quarto da hierarquia, o checo Lukas Rapalek.