Rio'2016

05-08-2016 14:38

10 Factos que tem de saber sobre a história de Portugal nos Jogos Olímpicos

Apesar de não ser um dos países mais medalhados, a comitiva ‘lusa’ já teve grandes momentos na competição.
Marcelo Rebelo de Sousa
Foto: António Cotrim

Atletas portugueses foram recebidos pelo Presidente da República

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Em dia de sessão de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a comitiva portuguesa já está toda na Cidade Olímpica pronta para continuar o bom momento, depois da equipa olímpica de futebol ter começado com o pé direito, ao vencer a Argentina na estreia (2-0).

Portugal não é uma das comitivas com mais destaques na história, mas já teve a sua parte de momentos que ficaram para a posterioridade.

No dia em que se acende a chama olímpica, o SAPO Desporto traz-lhe 10 curiosidades de que não se pode esquecer no arranque da competição no Rio de Janeiro.

1- Os Jogos Olímpicos de 2016 vão ter a segunda maior comitiva portuguesa de sempre. Ao todo vão ser 92 atletas que vão estar no Rio de Janeiro a competir por Portugal. Em 1996 nos Jogos Olímpicso de Atlanta, Portugal tinha 107 atletas..

2- Na sua história, Portugal conquistou 23 medalhas em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Às quatro de ouro de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora juntam-se mais oito medalhas de prata e 11 de bronze.

3- A primeira medalha conquistada por Portugal foi em 1924 nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipa equestre portuguesa composta por Aníbal Almeida, Hélder Martins, Luís Cardoso Menezes e José Albuquerque ganhou a medalha de bronze na modalidade de equitação.

4- A primeira medalha de ouro só foi conquistada na 15ª participação de Portugal nos Jogos Olímpicos. Em Los Angeles, 1984, Carlos Lopes venceu a Maratona e ficou para a história.

5- A primeira participação de Portugal numa edição de Jogos Olímpicos ocorreu em 1912 nas Olimpíadas de Estocolmo. A delegação portuguesa era composto por apenas seis atletas.

6- A primeira delegação portuguesa com atletas femininas competiu nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsínquia. Desde então, as delegações ‘lusas’ foram sempre mistas.

7- A comitiva portuguesa no Rio de Janeiro tem sete atletas naturalizados (Tsanko Arnaudov, Luciana Diniz, Sergiu Oleinic, Victoria Kaminskaya, Fu Yu, Shao Jieni e Tamila Holub) por Portugal. Dentro deste segmento estão incluídas seis nacionalidades (Bulgária, Brasil, Moldávia, Ucrânia, Rússia e China).

8- Os atletas mais velhos a competir por Portugal no Rio2016 são João Costa, no Tiro (52 anos), nos masculinos, e Luciana Diniz, na Equitação (46 anos). Os mais novos são Fernando Fonseca, no Futebol (19 anos), e Tamila Hulob, na Natação (17 anos).

9- Portugal tem sobre si a primeira morte em competição dos Jogos Olímpicos. Em 1912, Francisco Lázaro sucumbiu devido a uma insolação na Maratona.

10- Portugal vai estar presente em 16 das 28 modalidades presentes no Rio de Janeiro. A modalidade com mais atletas é o Atletismo, com 25 representantes.

*Artigo corrigido.

Conteúdo publicado por Sportinforma