Perfil de Sara Moreira

05-08-2016 09:05

Depois da Europa, Sara Moreira quer conquistar o Olimpo

Campeã europeia da meia-maratona está no Brasil para consolidar o bom momento de forma.
Sara Moreira
Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP

Sara Moreira

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Sara Moreira chega ao Rio de Janeiro como campeã da Europa na meia-maratona deste ano. A atleta de Santo Tirso é a líder do contingente português que vai correr a maratona feminina e pode ser uma das possíveis surpresas ‘lusas’ no Brasil.

Com um recorde pessoal de 2.24.49, não está longe da melhor marca de sempre portuguesa (Rosa Mota: 2.23.29) que já valeu uma medalha de ouro para Portugal, mas perante o ‘poderio’ africano, é necessário melhorar a marca para ser candidata a uma das medalhas.


Em crescente e com maior força nas distâncias longas, a atleta do Sporting partiu para o Rio de Janeiro como uma das principais candidatas portuguesas a trazer uma medalha de volta a terras ‘lusas’.


Os Jogos Olímpicos 2016 marcam a primeira presença de Sara Moreira na Maratona. Na terceira presença na competição, a portuguesa vai aumentar a quilometragem da corrida depois de, em 2012, ter corrido os 10.000 metros em Londres.


Depois de um 22º lugar na primeira vez que competiu em Jogos Olímpicos (Beijing 2008) e de um 14º lugar na segunda participação (Londres 2012), a atleta portuguesa tem estado a melhorar constantemente e vai para o Rio de Janeiro para tentar aliar o título europeu a um potencial título olímpico.


Perspetivas


Numa das provas mais carismáticas de todos os Jogos Olímpicos não existem claros favoritos. A Maratona implica mais de duas horas de corrida e durante este período há demasiadas variáveis a ter em conta para determinar um claro favorito. Com a vitória na meia-maratona dos campeonatos da Europa, Sara Moreira surge como uma das candidatas europeias mais fortes. Numa prova dominada pelas atletas africanas, a portuguesa vai tentar provocar uma surpresa e bater os contingentes quenianos e etíopes. Tiki Gelana é campeã olímpica em título e o principal alvo a ‘abater’.


Com um dos melhores tempos na história da maratona portuguesa, a atleta do Sporting, treinada por Pedro Ribeiro, pode apontar para o Rio 2016 o recorde nacional. Sara Moreira já esteve por várias vezes perto do tempo imposto por Rosa Mota e pode ultrapassar a antiga maratonista ‘lusa’.


As medalhas aparentam ser um ‘sonho’ distante, mas são possíveis. Dependerá muito das condições climatéricas e da adaptação da portuguesa ao percurso. No entanto, com um título europeu na bagagem, as dez primeiras posições estão dentro dos horizontes de Sara Moreira.

Sara Moreira

Palmarés Olímpico


14º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 – 10.000 metros
22º lugar nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008 – 3.000 metros

Palmarés


1º lugar na Meia-maratona dos Campeonatos da Europa 2016
4º lugar Maratona de Nova Iorque 2015
3º lugar Maratona de Nova Iorque 2014
6º lugar nos campeonatos da Europa 2014 – 5.000 metros
5º lugar nos campeonatos da Europa 2014 – 10.000 metros
2º lugar nos campeonatos da Europa 2012 – 5.000 metros

Conteúdo publicado por Sportinforma