A dupla angolana André Matias e Jean Luc Rasamoelina apresenta-se hoje às 16h40 (hora de Angola) na prova de Remo Dupla Peso Ligeiro 70 Kg dos jogos do Rio2016.

Esta será a estreia absoluta de Angola neste desporto do mar, depois de já se ter exibido em vela e canoagem.

Os angolanos estão na série 3 da primeira eliminatória e têm como adversários representantes da Polónia, Japão, Cuba e França, para apurar diretamente os dois primeiros classificados.

Esta dupla apurou-se após vitória no Campeonato Africano de Remo na cidade de Tunis, em Outubro de 2015, na prova de Duplo Scull Ligeiro (peso inferior a 70Kg).

Entre os feitos desta dupla estão duas participações em Mundiais, seis Taças do Mundo, duas vezes vice-Campeões Africanos e três vezes medalha de bronze em Campeonatos Africanos.

Sobre a performance de Matias e Rasamoelina, a Associação de Atletas Olímpicos de Angola felicitou a Federação Angolana dos Desportos Náuticos pelo facto de colocar atletas em três provas. “Isso é uma grande honra pelo trabalho e dedicação alcançado pela mesma e estamos em crer que em Tóquio2020 estarão com mais disciplinas e com mais atletas”.

Desde o início da participação de Angola os desportos náuticos já incluíram nas Missões Olímpicas um total de nove representantes nas disciplinas de canoagem, vela e Remo.