Rio2016

07-08-2016 20:52

Portugal vence Honduras e apura-se para os "quartos" no torneio de futebol

Os golos dos lusos foram apontados por Tobias Figueiredo e Gonçalo Paciência, depois de um golo aos 30 segundos de Elias.
Rio2016/Futebol: Portugal - Honduras
Foto: AFP

Rio2016/Futebol: Portugal - Honduras

Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt

Portugal venceu as Honduras por 2-1, em jogo da fase de grupos do torneio olímpico de futebol e garantiu um lugar nos quartos-de-final. Os golos dos lusos foram apontados por Tobias Figueiredo e Gonçalo Paciência, depois de um golo aos 30 segundos de Elias. No derradeiro jogo, a formação de Rui Jorge vai medir forças com a Argélia e basta um empate para garantir o primeiro lugar do grupo.

Depois da grande vitória frente a Argentina no primeiro jogo por 2-0, Portugal entrou a ´dormir` frente a seleção da América Central e sofreu um golo logo aos 30 segundos. Um cruzamento da direita encontrou Elis ao segundo poste. O avançado hondurenho antecipou-se a Esgaio e desviou para golo.

Portugal demorou muito tempo a responder. A seleção de Rui Jorge tinha muitas dificuldades em penetrar na robusta defensiva das Honduras, uma seleção com muito poderio físico e que joga com cinco defesas.

Mas aos 21 minutos Tobias Figueiredo ficou esquecido na grande área após um canto curto. O central do Sporting aproveitou um centro de Sérgio Oliveira e fez o empate num bom golpe de cabeça.

Rio2016/Futebol: Portugal - Honduras

A reviravolta apareceu aos 36 minutos por Gonçalo Paciência. O jovem avançado do FC Porto aproveitou um ressalto na área após remate de Bruno Fernandes para fazer o 2-1.

De negativo neste jogo apenas o facto de Rui Jorge não poder contar com Sérgio Oliveira e Tobias Figueiredo para o derradeiro jogo da fase de grupos, frente a Argélia. Os dois jogadores viram amarelo, tal como tinha acontecido frente a Argentina, pelo que terão de cumprir um jogo de castigo.

No segundo tempo houve várias oportunidades de cada lado. Portugal podia ter feito o 3-1 em várias ocasiões. Aos 55 minutos, André Martins, Gonçalo Paciência e Salvador Agra tiveram boas hipóteses de marcar mas o guarda-redes Luiz Lopez mostrou segurança e negou o golo a Portugal. Depois, aos 61, foi Mané (entrou para o lugar de Agra) a ter boa chance após passe de Bruno Fernandes mas o seu remate em arco saiu ao lado.

As Honduras também podiam ter marcado, por Lozano e Quioto mas os dois jogadores não acertaram com a baliza, em dois lances de muito perigo.

Rio2016/Futebol: Portugal - Honduras

As derradeiras oportunidades pertenceram a Pité, ele que entrou no lugar de Gonçalo Paciência. Primeiro a ver um centro seu ser desviado por um defensor para a própria baliza, obrigado o guarda-redes das Honduras a grande defesa. E já nos descontos o jovem jogador do FC Porto a rematar forte, com o guarda-redes Luiz Pinto a fazer uma grande defesa.

A vitória apura Portugal, já que no outro jogo do grupo a Argentina venceu a Argélia por 2-1. A formação orientada por Rui Jorge soma seis pontos e, na pior das hipóteses, poderá ser igualada pela Argentina ou pelas Honduras. Ora estas duas formações vão medir forças na derradeira ronda da fase de grupos, pelo que só uma delas (ou nenhuma, caso haja empate) poderá alcançar Portugal, mesmo que os lusos percam com a Argélia. Ou seja, Portugal só precisa de um empate para garantir o primeiro lugar.

*Artigo atualizado às 00h33

Conteúdo publicado por Sportinforma