Rio'2016

08-08-2016 21:44

Chefe da missão portuguesa elogia bronze "fantástico" de Telma Monteiro

José Garcia assumiu a emoção pelo feito da judoca, considerando-a "um exemplo na vida e como atleta".
Em 1º Lugar - José Garcia

José Garcia, chefe da missão portuguesa no Rio'2016

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

José Garcia, chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio2016, realçou hoje o exemplo que é a judoca Telma Monteiro e considerou que o bronze conquistado na categoria -57 kg é uma merecida recompensa.

“É fantástico e, particularmente, numa atleta como a Telma. Com o currículo que ela tem, em termos de campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo, nos Jogos Europeus, esta era a medalha que lhe faltava e ela merecia. Depois de ter passado o que ela passou este ano, com a operação a que foi submetida, não podia ter melhor recompensa do que esta medalha”, disse visivelmente feliz o chefe de Missão.

José Garcia confessou ter-se emocionado quando o combate de Telma Monteiro acabou. “Quem dos portugueses não se terá emocionado? Todos nós nos emocionámos, porque ela merece. Ela é um exemplo da forma como estar na vida e é um exemplo de atleta. Só devemos estar-lhe gratos e que este exemplo se repercuta na sociedade portuguesa”, sublinhou.

O responsável pela delegação portuguesa no Rio2016 acredita que o bronze conquistado pela judoca portuguesa vai inspirar os seus colegas que ainda não competiram. “Fala-se muito melhor através do exemplo e ela, com esta medalha, é um exemplo. Há quem diga que é a cereja no cimo do bolo. Esta será uma cereja enorme do bolo que é esta missão de atletas excecionais”, defendeu.

Garcia descartou ainda que hoje seja dia de festa na Aldeia Olímpica, uma vez que não é o local apropriado para celebrar a medalha de Telma Monteiro e há outros desportistas a entrar em competição na terça-feira.

A judoca portuguesa conquistou hoje o bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao bater a romena Corina Caprioriu por ‘yuko’, selando a 24.ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de cinco medalhas em Mundiais e 11 em Europeus, Telma Monteiro arrebatou, finalmente, o ‘metal’ olímpico, depois do 12.º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52 kg, e do 17.º em Londres2012.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado, terceiro em -81 kg em Sydney2000.

Conteúdo publicado por Sportinforma