Rio'2016

09-08-2016 23:41

Ao quarto dia, o primeiro ouro para Alemanha, Grécia e Eslovénia

O quarto dia de competição trouxe mais alguns recordes do Mundo.
Rio2016
Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP

Os Jogos do Rio'206 decorrem até dia 21 de agosto

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Alemanha, Grécia e Eslovénia estrearam-se hoje no lugar mais alto do pódio dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao vencerem as provas de concurso completo de equitação, tiro com pistola a 25 metros e judo, respetivamente.

Michael Jung revalidou o título do concurso completo de equitação, montando o cavalo Sam num percurso sem falhas no qual somou 40,90 pontos, e garantido assim o primeiro título paara os germânicos nos presentes Jogos.

Jung, de 34 anos, que suplantou o francês Astier Nicolas (prata) e o norte-americano Phillip Dutton (bronze), já tinha nestes Jogos uma medalha de prata, na competição por equipas, na qual a Alemanha foi batida pela França.

Depois de um bronze na pistola a 10 metros, a Grécia averbou agora um ouro, pela mesma Anna Korakaki, desta vez em tiro com pistola a 25 metros: a jovem de 20 anos bateu na final a alemã Monika Karsh, por 8-6, enquanto a suíça Heidi Diethelm Gerber completou o pódio.

Este foi o primeiro ouro para a Grécia depois de Atenas2004 – nos ‘seus’ Jogos conquistou seis títulos -, depois de não ter vencido qualquer prova em Pequim2008 e Londres2012.

O primeiro pódio para a Eslovénia surgiu no judo e logo com o ouro. Tina Trstenjak venceu a categoria de -63 kg, ao bater na final a francesa Clarisse Agbegnenou, a quem já tinha sucedido como campeã do mundo.

Quando ainda faltam cinco finais, quatro das quais na natação, a China lidera provisoriamente o ‘ranking’ de medalhas, depois de mais dois ouros, em saltos para a água e halterofilismo.

Chen Ruolin e Liu Huixia foram as melhores nos saltos para a água sincronizados, em plataforma a 10 metros, no que foi a quinta vitória em Jogos Olímpicos de Chen, que igualou a marca da sua compatriota Wu Minxia, estabelecida no domingo.

Com estas duas atletas em foco, a comitiva chinesa continua a perseguir o feito de conquistar o ouro nas oito provas da disciplina. O outro título foi para a halterofilista Deng Wei na prova de 63 kg, com um combinado de 262 kg, que constitui um novo recorde do mundo.

Simone Biles liderou a equipa dos Estados Unidos ao ouro de ginástica artística, juntamente com Gabby Douglas, Aly Raisman, Madison Kocian e Laurie Hernandez a totalizar 184.897 pontos, batendo a Rússia (176.688) e a China (176.003).

As norte-americanas revalidam o título à semelhança do que apenas a Roménia (2000 e 2004) tinha conseguido, no que foi o seu terceiro ouro, depois de triunfar em casa em Atlanta1996.

O canoísta José Carvalho estreou-se em Jogos com o nono lugar em C1 no slalom, em prova ganha francês Denis Gargaud Chanut (90,17 segundos), que deixou o eslovaco Matej Benus a 0,85 segundos e o japonês Takuya Haneda, a 3,27.

O sul-coreano Sang-Young Park sagrou-se hoje campeão olímpico de espada, após bater na final o húngaro Imre Geza por tangencial 15-14, depois de recuperar de desvantagem de quatro pontos.

Conteúdo publicado por Sportinforma