O nadador francês Camille Lacourt, vice-campeão mundial e campeão europeu dos 100 metros costas, acusou esta terça-feira os nadadores chineses de se doparem, em particular Sun Yang, o novo campeão olímpico dos 200 metros livres.

“Dá-me vontade de vomitar”, afirmou o nadador aos microfones de uma rádio francesa, acusando o chinês Sun Yang, que em 2014 esteve suspenso três meses por doping, de “mijar roxo”.

Camille Lacourt terminou na quinta posição a final dos 100 metros costas dos Jogos Olímpicos Rio2016 e manifestou-se logo “bastante zangado” por a medalha de prata dessa prova ter sido conquistada pelo chinês Xu Jiayu.

“Causa-me muita tristeza ver o meu desporto comportar-se desta forma. Parece o atletismo, com dois ou três dopados em cada final. Espera que a Federação Internacional de Natação (FINA) reaja rapidamente e trave esta vergonha (…) Enoja-me ver aldrabões no pódio”, disse.

Sun Yang, que foi campeão olímpico dos 400 metros livres em Londres2012, já tinha sido alvo de críticas por parte do australiano Mack Horton.

Depois de ter conquistado a medalha de ouro na final dos 400 metros livres no Rio de Janeiro, relegando Sun Yang para o segundo lugar, Horton acusou o chinês de ser “um batoteiro” e um “drogado trapaceiro”.